quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Estilos Artísticos - Dadaísmo

Dadaísmo


O movimento Dadá surgiu em Zurique em 1916, no decurso da Primeira Guerra Mundial, pela mão de artistas que aí se encontravam refugiados e que se consideravam apátridas, muitos deles considerados desertores ou traidores nos seus países. Negando o passado, o presente e o futuro, o Dadaísmo é a total falta de perspectiva diante da guerra; daí ser contra as teorias, as ordenações lógicas, pouco se importando com o espectador. Opõe-se aos valores tradicionais, procurando destruí-los, defendendo a liberdade desenfreada do indivíduo, a espontaneidade e a imperfeição.
    Contestavam o belicismo e todos os valores considerados eternos. Para isso,
 utilizavam a ironia, a troça, o insulto, a crítica, de modo a destruir a ordem e estabelecer o caos. O próprio nome do movimento não tem significado algum.
    Um dos Manifestos Dadá, de 1918, afirma que a arte é uma imbecilidade e tudo o que se vê é falso, por isso atribui valor artístico aos objectos que estariam desprovidos dele.
    Todos estão unidos na destruição da arte tradicional e seus fundamentos, negando o seu valor. Criam a antiarte.
    Objectos encontrados são retirados do seu contexto, assinados e considerados obras de arte (são os readymade). Esta atitude provocatória foi característica do movimento Dada, que contesta a obra de arte de sentido tradicional, propondo uma nova estética.

Marcel Duchamp, Fonte, 1917 (readymade)



Nada de pintores, nada de literaturas, nada de músicos, nada de escultores, nada de religiões, nada de republicanos, nada de realistas, nada de imperialistas, nada de anarquistas, nada de socialistas, nada de bolchevistas, nada de políticos, nada de proletários, nada de democratas, nada de burgueses, nada de aristocratas, nada de exércitos, nada de polícia, nada de pátrias, enfim, basta de todas essas imbecilidades, mais nada, mais nada, nada, nada, nada, nada.
    Desta maneira, esperamos que a novidade, que será a mesma coisa que o que nós não queremos, se imporá menos podre, menos egoísta, menos mercantil, menos obtusa, menos imensamente grotesca. Vivam as concubinas e os concubistas. Todos os membros do movimento Dadá são presidentes.

Vinte e Três Manifestos Dadá, Litérature, nº 13, Maio de 1920

Sem comentários:

Enviar um comentário